domingo, 16 de setembro de 2012

balão zeppelin

fonte:central dos moldes
Bancada
Balões Sem Molde - Zeppelin
Esse é um balão espetacular. De grande volume, muito bonito e com um encanto muito diferente do resto por ter mais de uma boca. Ideal para soltar de dia. Não é ideal para pricipiantes já que exige prática em sua construção e ajuda em sua soltura.
A intenção desse artigo é conscientizar você baloeiro ou não sobre a importância de que se vai confeccionar um balão que o faça bem feito e com os devidos conhecimentos.
Pedimos em troca terem em mente as regras básicas de segurança e obviamente de responsabilidade para não colocar em risco as pessoas e os patrimônios, lembrando que cada um é responsável pelos seus atos.
Nessa arte a coisa mais difícil de aprender é quando as condições do tempo estão favoráveis.
Não devemos nos empolgar, devemos ter paciência e não devemos exceder os limites da experiência e do tamanho.

Última atualização: 07/05/2013
Materiais para confecção:
  • 28 folhas de papel de seda colorido de 50 x 70 cm;
  • Régua metálica;
  • Estilete (Não devemos utilizar a tesoura);
  • Varinha de bambu ou de pino;
  • Cola vinílica;
  • Fita adesiva.
Observações:
  • Para obtermos bons resultados, as folhas devem ser todas do mesmo tamanho e estarem esquadrejadas.
  • Estude cuidadosamente as figuras antes de começar e preste muita atenção na hora de cortar e colar para evitar erros.
  • Esse é um balão de 8 gomos e com duas bocas. Não tem aro.
  • Esse balão deve levar algum lastro suficiente para que não vire no ar.
Confecção:
1. Imagino que antes de começar a confeccionar esse balão, tenha experiência prévia em outros modelos para composição de detalhes de construção repetitivos. Cortando e colando três folhas obteremos um dos gomos do balão como mostra a figura. Devemos fazer 8 gomos como esse.Dica: Sempre cortar todas as folhas juntas para que os gomos sejam sempre iguais.2. Antes de começar a colar os gomosdo balão entre si, em um dos gomos temos que cortar as bocas. (Depois seria muito complicado). Cortar furos de 20 cms de lado centralizando corretamente nas folhas que formam o corpo principal do balão. Uma vez cortadas, reforçaremos as bordas das mesmas em todo seu arredor com fita adesiva para evitar rasgos no momento da soltura, em seguida já pode colar os gomos até terminar a sequencia do nosso zeppelin.
Nota: Para cortar as bocas iguais e centralizadas, podemos dobrar o gomo em diversas metades e efetuar um só corte.
3. Uma vez terminado o balão, teremos que construir uma armação de varinhas bem finas de madeira ou bambu sobre o gomo inferior onde estão as bocas para sustentar as aranhas e evitar que o balão se deforme. As linhas azuis da figura superior mostram como coloca-las.Essas podem ser feitas com varinhas de madeira bem finas ou bambu e serem fixadas ao balão com fita adesiva de maneira que fique bem firme em seu lugar. A armação deve ter o mesmo comprimento do gomo.
Nota: Verifique o peso dessa armação, deve ser leviana e rigida.
Nesse esquema estão marcados com pontos cinza que indicam onde as linhas de carga de lastros serão amarradas. Essa configuração evitará que o balão balance em voo.
Esse detalhe nos mostra como se fixam as aranhas e a amarração. Nota-se os reforços de fita adesiva ao redor da boca.
Outras possibilidades: Gomos para zeppelin de 6 e 10 gomos respectivamente. O comprimento do corpo principal pode aumentar para hospedar mais bocas, porém devemos aumentar também os pontos de amarração no comprimento da armação e a rigidez do mesmo. Ter em conta que o aumento do volume e força aerostática do balão pode requerer reforços adicionais no papel e também recordar que o transporte do balão até o campo deve se complicar bastante.

Gostou?comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário