quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Como Tirar Escalas

Considerações importantes

No sistema de moldes as medidas são expressas em centímetros, isto significa que se você quiser, por exemplo, um segmento de 4 metros de comprimento você deve digitar 400.

Os dados gerados pelo sistema são arredondados para um único decimal, já que é impossível desenhar um molde à mão com mais precisão do que isso. Então, por exemplo, 3.4 significa 3 centímetros com 4 milímetros.

Apenas a superfície e o volume são expressos em metros quadrados e metros cúbicos, respectivamente.

Para poder fazer balões de grande tamanho é necessário conhecer técnicas adequadas de reforço e frouxidão e possuir experiência suficiente. Comece com modelos pequenos.

Obtendo a escala

Tomemos por exemplo, a confecção de um molde do Modelo Lapidado Ícaro 4.

Em todos os casos, há três dados para inserir e podemos variar, mas sempre obteremos a mesma silhueta que o resultado final.

Tamanho do balão: esses são os principais dados, pois definem o tamanho do balão. Em nosso exemplo, queremos fazer um segmento de 6 metros, depois colocaremos 600, pois lembramos que devemos expressá-lo em centímetros.

Gomos: É a quantidade de segmentos que queremos para o nosso balão. Quanto mais gomos, mais perfeito será o balão, pois eliminará o efeito facetador. Além disso, tendo um número elevado de segmentos, a curva do molde será mais suave, facilitando a construção do balão. Para este exemplo, vamos colocar 26 gomos e depois veremos o por que desse número quando abordamos a questão da largura máxima do gomo.

Para unir nossos gomos no exemplo, usamos uma bainha de um centímetro.

Depois de inserir esses três dados, pressione o botão Calcular para que o sistema gerencie todos os dados técnicos do balão e a escala que será usada para fazer o molde.

Agora vamos ver o significado desses dados, porque cada um deles fornece informações muito importantes sobre o nosso projeto futuro:

Altura do balão cheio: a altura real que o balão alcançará quando estiver inflado.

Largura do balão cheio: É o diâmetro máximo do balão.

Diâmetro da boca: Este será o diâmetro que o nosso anel terá. Muitos olham para esse resultado quando têm um anel de algum balão resgatado e querem reutilizá-lo, alterando o comprimento do segmento e recalculando até atingir o tamanho de anel desejado.

Largura máxima do gomo: esses dados são vitais para determinar a quantidade de segmentos que
formarão o globo, pois depende diretamente do tamanho do papel que usaremos para a construção.

Vamos supor que vamos construir os gomos juntando folhas de 50 x 70 cm para o lado menor. Vamos tentar fazer o máximo uso dessas folhas de papel, para que nossa largura máxima do tipo seja suficiente para aproximar 50 centímetros. Tenha em mente que no nosso exemplo eles são 48,8 centímetros desde que o previmos antes em colocar 26 gomos.

Embora eu tenha dito anteriormente que quanto mais gomos tem o balão, mais perfeito ele fica, você não deve exagerar nisso, porque achamos que problemas construtivos para dobrar os gomos ao meio e construir a boca a partir de orifícios neste momento serão muito estreitos e incontroláveis, ou , é impossível fazer segmentos com uma largura máxima de 25 centímetros. O normal é construir segmentos com largura máxima um pouco menor que 50 ou 70 centímetros. No Brasil, por exemplo, você recebe papel em rolos de 70, o que facilita muito a fabricação de grandes balões.

Superfície: Com esta informação podemos calcular, com uma boa razão e como veremos a seguir, a quantidade de folhas de papel que precisamos para fazer o balão.

Suponha que vamos fazer com folhas de 50 x 70 centímetros, cada uma com uma área de 0.35 m2, que é derivada da multiplicação do outro lado para encontrar o valor correspondente à sua superfície. O balão do nosso exemplo tem 44 m2, o que irá adicionar aproximadamente 25% de papel descartado, o que dá 55 m2. A experiência e o nosso método de construção ou decoração indicarão se devemos aumentar ou diminuir essa porcentagem. Dividimos 55 por 0,35 e obtemos o número de folhas necessárias. 157 folhas

Além disso, conhecendo a superfície, poderíamos obter o peso teórico do envelope, conhecendo o peso do papel que usaremos para sua preparação. O papel de seda oscila a 22 gr / m2, com o qual no nosso caso teríamos 44m2 x 22 gr / m2, o que seria igual a 968 gramas. Podemos determinar que este é o peso mínimo do envelope, porque teríamos que adicionar o peso extra, como adesivos e reforços.

Volume Interno: Serve para conhecer o poder de empuxo do nosso balão. Aqui podemos aplicar uma regra básica que para cada m3 podemos levantar 0,4 kg. Neste caso, é 26,3 x 0,4, o que representa aproximadamente 10,52 kg. para o qual temos que subtrair o peso da embalagem, aro, aranha e buchas. Mas este é o assunto de outro artigo, depende de muitos fatores.

Então os dados técnicos são a própria escala, com todas as informações necessárias para desenhar o segmento.

O primeiro passo representa sempre a boca do balão.

Para imprimir a página inteira com os dados, basta pressionar o botão Imprimir ao final da tabela de escalas

Fabricação de moldes

Para desenhar o segmento, é necessário um rolo de papelão ou papel resistente de largura e comprimento suficientes para fazer o segmento. Dica: use jornal ou cartolina!!

Eu não costumo cortar ou dobrar o molde, para que ele possa ser reutilizado em outro momento. Uma vez terminado, é uma boa ideia anexar a escala impressa usada no molde para referência futura.

Você precisa de um esquadro, uma régua longa e controlar as medições à medida que avançamos para evitar erros.



A primeira coisa será desenhar uma linha ao longo da qual você divide o papel em dois. Este será o eixo de simetria do segmento. Eu costumo usar a borda do papel como referência para deixar a linha o mais reta possível.



A alguns centímetros do começo do rolo (esquerda) e com a ajuda do esquadro, desenho uma linha vertical que representará o passo 1 da escala. Em seguida, usando as medidas da coluna distancia entre pontos, tracei as outras verticais que representam as etapas a seguir. É muito importante que eles estejam bem perpendiculares à linha central.



A coluna distancia do ponto 1 é a soma dos comprimentos de todas as etapas. Como os números são arredondados para um decimal, pode haver diferenças mínimas em relação à coluna de dados anterior. Eu prefiro usar a coluna distancia do ponto 1 para desenhar as verticais, com uma régua muito longa ou uma fita métrica para evitar confusão, especialmente com escalas que contêm um grande número de etapas. Eu também coloquei o número da distancia na linha, o que me ajudará no próximo passo para não cometer erros e desenhar pontos onde ele não corresponde.



A coluna de dados Largura de meio de gomo é a distância do eixo de simetria às arestas, por isso temos que marcar dois pontos correspondentes a cada passo, conforme ilustrado na figura acima.



Depois de verificar novamente todas as medidas, juntamos com linhas retas os pontos traçados e finalmente obtemos o molde do gomo que usaremos para fazer o balão.

Escolha do molde

Muitos moldes se assemelham e suas diferenças só podem ser vistas em um tamanho maior.

Por conveniência para desenhar o molde é melhor escolher, na medida do possível, aqueles que têm todos os passos da mesma medida.

O diâmetro ideal da boca deve ser cerca de 10% do comprimento do balão para ser seguro. Em alguns moldes, esse valor é menor e pode ser usado desde que o tamanho final do balão seja grande o suficiente para não afetar a segurança. Leve isso em conta.

Se o balão for pequeno e sua escala tiver muitos passos, você poderá traçar o molde, evitando alguns deles e adicionando as distâncias entre essas etapas.

Gostou? Comente! Seu feedback é muito importante para a manutenção deste blog.


9 comentários:

  1. Amigo as fotos do seu blog não aparece.

    ResponderExcluir
  2. Eu tiro o molde do gazeta do balao mas na ora que vai infra o mesmo o gomo não se abre por completo porque o mesmo e mais Largo no caso um 4mts teria 16gomos mas se fez a com 16os gomo não abre teria que fazer a mesma média de 16 mas fez a com 14 gomos fiquei na dúvida se pode me ajuda fico feliz abraços

    ResponderExcluir
  3. ai no tempo antigo eu fazia 2x2 ou seja 2 folhas com 20 gomos a 22 gomos de 50 centimetros de largura ou seja a folha de seda em pé balão pequeno é melhor gomos estreitos

    ResponderExcluir
  4. ai no tempo antigo eu fazia 2x2 ou seja 2 folhas com 20 gomos a 22 gomos de 50 centimetros de largura ou seja a folha de seda em pé balão pequeno é melhor gomos estreitos

    ResponderExcluir
  5. ai no tempo antigo eu fazia 2x2 ou seja 2 folhas com 20 gomos a 22 gomos de 50 centimetros de largura ou seja a folha de seda em pé balão pequeno é melhor gomos estreitos

    ResponderExcluir
  6. oi bom dia eu estoubtendk muita dificuldade em tirar escalas não estou conseguindo e eu gostaria que vocês me ajudacem por favor mais claro se for possível se for eu vou agradecer vou ficar muito grato mesmo de coração

    ResponderExcluir
  7. se alguem souber uma maneira pratica de passar o molde pra seda e puder compartilhar ficaria grato, tenho duvida se devo cortar todas ou uma de cada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para balão pequeno pode cortar td junto!
      prenda td com clips para n escapar e vai cortando com cuidado!
      abraços,

      Excluir