terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Recortes



Copo de ChoppBoneco de NeveBarrica Arte Nascente









LamparinaGarrafa de SidraPingolbag Ivo Patrocinio









BolaCoca ColaOvo









Barrica Trovão







Careca

Nascido na década de 60, o Careca de Padre era juntamente com o mixirica os modelos de balões mais tradicionais juntamente com os Maria Pretas. Com o surgimento do Pião Carrapeta, ele foi praticamente esquecido só retornado no fim da década de 90 com um formato mais modelado, onde o canudo, parte da boca até o bojo deixou de ser reta e ganhou curvas, deixando sua silhueta praticamente igual ao Pião Carrapeta, só que sem o bico (Birote ou Carrapeta). Desenvolvido pela Turma Tempestade do Paraná, os moldes de Careca vêm se popularizando nos últimos 6 anos em todo o Brasil.


Careca TempestadeCareca Tempestade 2







golfier

Criado por Ivo Patrocínio na década de 70, o Montgolfier ou Golfier como é mais conhecido, foi Inspirado no modelo dos irmãos Etiene e Joseph Montgolfier, inventores do primeiro balão tripulado da história em 1783. Com um formato diferenciado, o Golfier normalmente é solto com uma estrutura de isopor presa a sua boca conhecido por Biscoito. Balão tradicionalmete diurno, costuma-se soltá-lo com redes, pingentes e cestos ou adereços.


Golfier Serpente Golfier Ivan 4








Golfier Ivan 3Golfier Ivan 2Golfier Ivan
















Bagdá

Pião Bagdá
Inspirados na arquitetura da cidade de Bagdá, capital do Iraque, o Pião Bagdá ou apenas Bagdá como é conhecido, nasceu do Pião Carrapeta no fim da década de 80 com os baloeiros cariocas e rapidamente se espalhou pelo mundo.


Bagdá CuritibaBagdá Ivan 2Bagdá Ivan







Bagdá OrienteBagdá ColorirBagdá GK 6







segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Truffi

Os primeiros Truffis apareceram na década de 80 inspirados nos balões de balonismo esportivo. Bem parecido com os Carecas de Padre antigos, o Truffi acabou se tornando um dos mais populares modelos de balões. Devido a sua grande área interna, ficou conhecido como um balão cargueiro. O balão foi batizado em homenagem ao Balonista Victorio Truffi – O o primeiro homem a realizar um vôo de balão de ar quente na América do Sul em 1970 que também era conhecido por ser o proprietário e piloto do famoso balão azul do seriado Turma do Balão Mágico exibido na década de 80 pela TV Globo.

Truffi AutocadTruffi Adriano 1








Truffi IcaroTruffi N7








Truffi BBJTruffi Ícaro Gordão








Truffi Magia 2Truffi Magia 1








Truffi Turma Arte NascenteTruffi Magico








Truffi Solar GK8Truffi Magia 4

Atualizado em 30/03/2020.





Pião Carrapeta

Um dos mais tradicionais modelos de balões de toda a história, o Pião Carrapeta foi criado na década de 70 pelo carioca Ivo Patrocínio inspirado nos piões de madeira, um brinquedo muito popular entre a criançada. É sem dúvida o modelo mais utilizado e admirado por todos, até mesmo por quem não é baloeiro. Foi o primeiro modelo de balão com molde. Em meados da década de 80, começaram a aparecer diversas opções de moldes onde os mais tradicionais são o molde do próprio Ivo Patrocínio e os moldes Tropicália e Pirâmide.


Pião CarrapetaPião Sonhos de Papel (Jessé)Pião Spinne




Pião GK16Pião GK7




Pião Agulha – IvanPião PirâmidePião Tropicália




Pião Alfa (Tiazinha)Pião Ivo PatrocinioPião GK5




Pião Casca nº1